Windows Server 2003

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


Árvore

A topologia em árvore é essencialmente uma série de barras interconectadas. Geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam. Esta ligação é realizada através de derivadores e as conexões das estações realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padrão.
Cuidados adicionais devem ser tomados nas redes em árvores, pois cada ramificação significa que o sinal deverá se propagar por dois caminhos diferentes. A menos que estes caminhos estejam perfeitamente casados, os sinais terão velocidades de propagação diferentes e reflectirão os sinais de diferente maneira. Em geral, redes em árvore, vão trabalhar com taxa de transmissão menores do que as redes em barra comum, por estes motivos.





Anel
Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte.Os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um repetidor em cada estação. Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. Há uma queda na confiabilidade para um grande número de estações. A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede. É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.




Vantagens:



  • Pequeno comprimento de cabo

  • Não são necessarios armarios de distribuição de cabos dado que as ligações são efectuadas em cada um de nos.

  • O desenho das cablagens é bastante simples.

Desvantagens:



  • A falha de um nó provoca a falha da rede.

  • Dificuldade de localização de falhas (a falha de um nó provoca a falha de toudos os outros)

  • Dificuldade em reconfigurar a rede (instalação de varios nós em locais diferentes).



Estrela


A mais comum actualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezasseis portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários concentradores interligados entre si por comutadores ou roteadores.





Vantagens:



  • A odificação e adição de novos computadores é simples;

  • Gerenciamento centralizado;

  • Falha de um computador não afeta o restante da rede.

Desvantagens:



  • Uma falha no dispositivo central paralisa a rede inteira.




Barramento


Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.
Essa topologia utiliza cabos coaxiais. Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra. O cabo é seccionado em cada local onde um micro será inserido na rede. Com o seccionamento do cabo formam-se duas pontas e cada uma delas recebe um conector BNC. No micro é colocado um "T" conectado à placa que junta as duas pontas. Embora ainda existam algumas instalações de rede que utilizam esse modelo, é uma tecnologia obsoleta.
Embora esta topologia descrita fisicamente ter caído em desuso, logicamente ela é amplamente usada. Redes Ethernet utilizam este tipo lógico de topologia.


Hibrida
É a topologia mais utilizada em grandes redes. Assim, adequa-se a topologia de rede em função do ambiente, compensando os custos, expansibilidade, flexibilidade e funcionalidade de cada segmento de rede.

Muitas vezes acontecem demandas imediatas de conexões e a empresa não dispõe de recursos, naquele momento, para a aquisição de produtos adequados para a montagem da rede. Nestes casos, a administração de redes pode utilizar os equipamentos já disponíveis considerando as vantagens e desvantagens das topologias utilizadas.

Consideremos o caso dum laboratório de testes computacionais onde o número de equipamentos é flutuante e que não admite um layout definido. A aquisição de concentradores ou comutadores pode não ser conveniente, pelo contrário até custosa. Talvez uma topologia em barramento seja uma solução mais adequada para aquele segmento físico de rede.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

1.

Sintomas:

Durante a utilização do computador, ao aceder alguns ficheiros no HD o computador para durante alguns segundos e volta a funcionar. As vezes, ao tentar aceder algumas pastas no HD o Windows avisa que estão corrompidos e não permite o acesso.

Informações adicionais

As vezes pode-se ouvir uns estalos bem altos que vêm de dentro do computador.

Resposta: disco rígido

Um HD com sectores defeituosos pode corromper ficheiros e ocasionar travamentos curtos, ou ate travamentos em que é preciso desligar o computador e ligar novamente. Também é muito comum HDs com defeito provocarem um barulho forte, como se fossem estalos dentro do computador.

2.

Sintomas: Ao premir o botão liga/desliga da caixa do computador nada acontece.
O computador não liga.Ao premir o botão liga/desliga da caixa do computador nada acontece.Nenhum led da caixa acende.

Resposta: Fonte de alimentação

3.

Sintomas: Logo ao ligar o computador o auto teste (POST) exibe a mensagem “HDD Failure” (Falha no HD). Após a mensagem o computador suspende as suas actividades, não chegando nem mesmo a iniciar o boot.


Resposta: Disco Rígido, um HD com um grande dano na superfície do seu disco, no motor ou na cabeça de leitura, ou ainda com a placa de circuitos queimada geralmente ocasiona essa mensagem de erro no auto teste, logo que o computador é ligado.

4.

Sintomas: O computador tem uma drive de disquetes mas o so não reconhece o drive.O drive a não aparece dentro do so.


Resposta
Verificar configurações do drive de disquetes no setup. Apesar do drive de disquetes estar fisicamente instalado, ele não estava configurado no setup e por isso era como se ele não existisse para a placa-mãe e consequentemente para o so.

5.

Sintomas: Às vezes o computador não liga e apresenta um bip longo seguido de três bips curtos. Às vezes ele funciona normalmente.

Resposta: Usar o pincel. Um mau contacto na na ligação da placa de vídeo com a slot da placa-mãe estava a causar o problema.

6.

Sintomas: Às vezes o computador não liga e apresenta bips longos e espaçados. Quando liga ás vezes travo na execução de qualquer programa e ate mesmo antes da boot.


Informações Adicionais: Problema começou a acontecer depois que o computador foi transportado de uma casa para outra no porta-malas de um carro.

Resposta: O pincel. Apesar de não estar parente, havia um mau contacto dos pentes de memória com os conectores da placa-mae que estava causando o problema.


7.

Sintomas: O computador trava ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilização de qualquer programa e ás vezes trava mesmo antes do boot.


Informações adicionais:
O travamento ocorre com mais frequência depois que o computador está ligado por algum tempo.


RespostaO Cooler. A ventoinha do cooler estava parada e não estava a refrigerar correctamente o processador. Quando o processador super aquece, podem ocorrer travamentos além de outros defeitos.

8.
Sintomas
Ao apertar o botão/desliga do gabinete nada acontece o computador não liga.
Nenhum LED do gabinete acende.

Resposta:
Fonte de Alimentação. A Fonte de Alimentação estava queimada e como é ela que fornece energia para todos os componentes internos do computador, quando ela não funciona, nem mesmo um pequeno led do gabinete pode acender.

9.

Sintomas:
-Durante a utilização do computador, as imagens perdem a definição.
-Ás vezes aparecem barras verticais na tela e cores estranhas.


Resposta: Placa de Vídeo. A placa de vídeo está com problemas ocasionando distorções na geração de imagens. Ela não está totalmente defeituosa, por isso, apesar das distorções o usuário conseguia enxergar as telas dos programas.


10.

Sintomas:
O computador trava ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilização de qualquer programa e às vezes trava mesmo antes do boot.

Respostas: RAM. O defeito estava mesmo num dos pentes da memória RAM.

11.

Sintomas:
O computador trava ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilização de qualquer momento, durante a utilização de qualquer programa, mas sempre depois do boot.

Informações adicionais
Defeito começou a acontecer depois de uma queda repentina de energia enquanto o utilizador utilizava o computador.

Resposta: Reinstalar o SO. Quando houve a queda de energia durante a utilização do computador, alguns ficheiros importantes do SO foram danificados. Ao reinstalar o SO, novos arquivos foram gravados por cima dos velhos que estavam com defeito e o problema foi resolvido. Porém, algumas vezes é preciso apagar o SO antigo completamente e instalar um novo, salvando os dados de utilizador num outro local e formatando o HD.

12.

Sintomas:
Apesar de não haver distorções nas imagens, elas aparecem dentro do Windows com uma definição muito pobre e poucas cores.

Informações adicionais
Ao entrar na configuração do Windows, não é possível configurar para um número maior de cores, nem para uma resolução maior de tela. Apenas aparece a opção de utilizar a resolução 640x480 com 16 cores (4 Bit).

Resposta: Reinstalação dos drivers da placa de Vídeo. O driver correcto para a placa de vídeo não estava instalado. Dessa forma, o SO utilizou um driver genérico que só tem as opções mais básicas de resolução de tela e de cor. Ao instalar o driver correcto, todas as opções de numero de cor e resolução de tela ficaram disponíveis.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Como desinstalar o AVAST antivírus do PC

Infelizmente alguns antivírus conseguem quebrar essa barreira de protecção e atacam o próprio AVAST, com isso ele fica com problemas e é quase impossível desinstala-lo do PC pelo adicionar e remover programas do Windows.
Podemos desinstala-lo da forma mais comum, mas não fica a 100%.
Como se faz?

Iniciar


Computador


Desinstalar ou alterar um programa


Escolhemos o AVAST


E por fim clicamos em Desinstalar


Mas a própria empresa criadora do AVAST desenvolveu um desinstalador para remover este antivírus. http://www.ziddu.com/download/6067031/avastUninstallUtility.zip.html





Com isto pode-se desinstalar o AVAST por completo sem erros e sem se preocupar com arquivos protegidos contra acesso.

Execute o programa escolha o AVAST instalado no seu PC na lista de selecção Select Product to Uninstall, depois indique a pasta onde ele foi instalado, geralmente por padrão fica na pasta C:\Arquivos de programas\Alwil software\Avast4 depois vá até o botão Uninstall para remover todos os arquivos do antivírus.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Se o sistema operativo estiver lento o que fazer

Se o seu computador estiver muito lento, a primeira coisa que você quererá tentar será limpar o disco duro e organizando-o. O Windows inclui duas excelentes ferramentas para isso. A Ferramenta de Limpeza do Disco pode ser encontrado navegando através de Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema. Esta ferramenta elimina arquivos provisórios e desnecessários do seu computador libertando espaço no seu disco duro, melhorando a sua velocidade.

A ferramenta de Desfragmentação do Disco pode também ser encontrada na sua pasta de Ferramentas do Sistema, e põe em ordem os arquivos no disco duro de modo a que o seu computador os possa encontrar mais rapidamente.
No entanto, isso pode não ser suficiente para alguns computadores muito lentos. O melhor será fazer um scan em busca de o malware que pode recebido enquando navegava na Internet. Combinando com técnicas inteligentes de navegação (que não dão informação importante a sites que não são de confiança), as suites de segurança como AVG ou programas como Spyware Cease ou No-adware podem fazer maravilhas removendo malware do seu computador. O malware não só torna o seu computador lento ocupando espaço do disco, mas algum malware é tão nocivo que tenta roubar as suas passwords ou até apagar alguns arquivos do seu disco duro.
Por último, pode haver algum problema com o registro do seu sistema operativo.

O registro é como um catálogo da biblioteca do seu computador, dizendo-lhe onde encontrar os programas, que arquivos estão abertos e por quais programas, e assim por diante. Os computadores muito lentos podem ser lentos por causa dos erros do registro, mas estes erros são também uma causa comum para os bloqueios e para o facto de simplesmente não ter as coisas no computador a funcionar como deviam. Com uma base de dados extensa de como seria a organização ou o registro mais eficaz, os progrmas para limpar o registro analizarão o registro do seu computador e determinarão a melhor forma de optimizá-lo para melhorar a velocidade e a estabilidade do seu computador.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Componentes do Pc

Introdução
Estes componentes que eu escolhi para o meu computador são para video jogos. Para conseguir ter um melhor rendimento dos jogos
4GB 1066MHz DDR3 Non-ECC CL7 DIMM Pesquisas semelhantes: ValueRAM 4 GB DDR 3 1066 MHz KVR 1066 D 3 N 7 4 G, ValueRAM4GBDDR31066MHzKVR1066D3N74G, ValueRAM 4 GB DDR3 1066MHz KVR1066D3N7/4 G





Disco Rígido Ultra ATA/100 com Capacidade de 160GB - Velocidade de Rotação: 7200 rpm - Tempo de Acesso: 11 ms médio Pesquisas semelhantes: 80 GB 2 MB 7200 rpm ATA 100 ST 380215 A, 80GB2MB7200rpmATA100ST380215A, 80 GB 2MB 7200rpm ATA100...









Descrição de Processadores Intel Core 2 Duo E8500 3,16GHz LGA775. A descrição do produto Intel Core 2 Duo E8500 3,16GHz LGA775 contém as características mais importantes, aspectos técnicos e especificções, tamanho, peso, marca, capacidade e outros dados importantes. Poderá encontrar mais informações úteis sobre Intel Core 2 Duo E8500 3,16GHz LGA775 na página de opiniões e reviews de Processadores Intel Core 2 Duo E8500 3,16GHz LGA775 e poderá também ver videos(amadores ou oficiais do fabricante).
Informação detalhada Descrição • Intel Core 2 Duo E 8500 Socket • 775 FSB • 1333 MHz Cache • 6 MB Velocidade • 3.16 GHz Peso • 1 Kg Garantia • 2 Anos













Descrição de Placas Gráficas XFX GF 9400GT 1GB 128bit DDR2 PCI-E. A descrição do produto XFX GF 9400GT 1GB 128bit DDR2 PCI-E contém as características mais importantes, aspectos técnicos e especificções, tamanho, peso, marca, capacidade e outros dados importantes. Poderá encontrar mais informações úteis sobre XFX GF 9400GT 1GB 128bit DDR2 PCI-E na página de opiniões e reviews de Placas Gráficas XFX GF 9400GT 1GB 128bit DDR2 PCI-E e poderá também ver vídeos (amadores ou oficiais do fabricante).
Placa Gráfica PCI-Express com Motor Gráfico Geforce 9400GT e 1GB de Memória DDR2 ¦ Dual DVI ¦ Saída HDTV Pesquisas semelhantes: GF 9400 GT 1 GB 128 bit DDR 2 PCI E, GF9400GT1GB128bitDDR2PCIE, GF 9400GT 1GB 128bit DDR2 PCI E, GF9400GT1GB128bitDDR2PCI-E
XFX GF 9400GT 1GB 128bit DDR2 PCI-E descrição, características, especificações, tamanho, peso e outras informações essenciais fornecidos num só sítio para que possa fazer as suas compras online de forma mais informada e confortável. Quais são as características de produtos mais importantes para si? Qual é o melhor preço de Placas Gráficas? Não sabe quais são as características que devem procurar? Leia as opiniões, críticas e reviews de utilizadores acerca de Placas Gráficas XFX GF 9400GT 1GB 128bit DDR2 PCI-E.








Descrição de Placas de Som Creative SB X-Fi Xtreme Audio PCI. A descrição do produto Creative SB X-Fi Xtreme Audio PCI contém as características mais importantes, aspectos técnicos e especificções, tamanho, peso, marca, capacidade e outros dados importantes. Poderá encontrar mais informações úteis sobre Creative SB X-Fi Xtreme Audio PCI na página de opiniões e reviews de Placas de Som Creative SB X-Fi Xtreme Audio PCI e poderá também ver videos (amadores ou oficiais do fabricante).A placa Sound Blaster X-Fi Xtreme Audio da Creative oferece uma experiência áudio de qualidade de estúdio, para ouvir a sua música, ver os seus filmes e as suas aplicações multimédia. O X-Fi Crystalizer, por exemplo, restaura os detalhes e o brilho




Gravador Double Layer de Interface E-IDE com Tecnologia SecurDisc ¦ Velocidade de DVD+R DL 16x, DVD-R DL 12x, DVD+R 22x, DVD-R 22x, DVD+RW 8x, DVD-RW 6x, DVD-RAM 12x, CD-R 48x, CD-RW 32x ¦ Memória Buffer de 2MB Pesquisas semelhantes: GH 22 NP 20









Descrição completa



Descrição de Motherboards Asus P6T6 WS Revolution. A descrição do produto Asus P6T6 WS Revolution contém as características mais importantes, aspectos técnicos e especificções, tamanho, peso, marca, capacidade e outros dados importantes. Poderá encontrar mais informações úteis sobre Asus P6T6 WS Revolution na página de opiniões e reviews de Motherboards Asus P6T6 WS Revolution e poderá também ver videos (amadores ou oficiais do fabricante).
New Era Workstation Engine for Superior Graphic & Computing Choices On Demand* Intel® Core™ i7 Processor Extreme Edition / Core™ i7 Processor* Intel® X58 / ICH10R* Nvidia® nForce 200* 6 PCI-E Gen2 x16 IO onboard* True @16 3-Way SLI* True 16+2 Power Phase Design* ASUS EPU 6-Engine & TurboV* ATI CrossFireX & NVIDIA SLI Support* 2 onboard SAS ports* G. P. Diagnosis Card Bundled* ASUS Express Gate* 100% High-quality Japan-made Conductive Polymer Capacitors!(5000hrs VRM, over 5 years operation lifespan).































quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Perifericos de Rede

Periféricos

Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. São exemplos de periféricos: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.
Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função.
Existem vários tipos de periféricos:
De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou;
De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.
De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc).
Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.
Outros recursos são adicionados ao computador através de placas próprias: é o caso da Internet, com placa de rede ou modem; televisão, através de uma placa de captura de vídeo, etc.

PC por dentro

Processador

O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. O processador é o componente mais complexo e freqüentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho. Como todo cérebro, ele precisa de um corpo, que é formado pelos outros componentes do micro, incluindo memória, HD, placa de vídeo e de rede, monitor, teclado e mouse. Dentro do mundo PC, tudo começou com o 8088, lançado pela Intel em 1979 e usado no primeiro PC, lançado pela IBM em 1981.
Placa de Rede



Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.
A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquiteturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.







Ventoinha









A ventoinha serve para arrefecer o computador por dentro.








Disco






Disco rígido popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memoria não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerada a "memória" propriamente dita (não confundir com "memória RAM").







Motherboard



Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.






Fonte de Alimentação





Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo electrónico constituído por 4 blocos de componentes eléctricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito rectificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia eléctrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia eléctrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.